Friday, January 24, 2014

Saber escolher: Quando optar por um profissional.

Se pensa aventurar-se a fazer você mesmo uma remodelação, pode deparar-se com a decisão de contratar ou não um especialista para uma tarefa específica. Esta decisão deverá ter em conta os seguintes aspectos:

Capacidade: Tem as competências necessárias para construir uma estrutura sólida de forma segura?
Escala: A dimensão do projecto é tal que consiga completá-lo num período de tempo razoável?
Custo: Considerando o valor do seu tempo, poderá um profissional completar o projecto a um custo mais baixo? Tem as ferramentas necessárias ou terá de as adquirir?
Aparência: Consegue dar um acabamento suficientemente atraente ao projecto, de forma a que este não acabe por desvalorizar a sua casa?


Saiba mais sobre as áreas problemáticas que mais frequentemente requerem ajuda profissional:

1. Elementos estruturais: Vigas, rodapés, sancas, etc. – os elementos pouco glamorosos e frequentemente escondidos de uma casa são também cruciais para a segurança e estabilidade a longo prazo. Não arrisque nos componentes estruturais. Todas as alterações devem ser projectadas ou aprovadas por um engenheiro, e as especificações seguidas à letra.

2. Electricidade: Esta é outra área onde a segurança e a habilidade se cruzam. Uma instalação eléctrica deficiente pode funcionar mas ser também um risco de segurança. Se não está confiante na sua capacidade para executar todos os passos necessários, bem como avaliar o impacto da instalação no restante circuito e painel, deve recorrer a um profissional. Pode encontrar electricistas profissionais para o ajudar através da Zaask.

3. Telhados: Este é um bom exemplo de um projecto que pode ser impossível de completar a tempo mesmo que consiga fazê-lo de forma correcta e segura. Se não conseguir completar o trabalho em poucos dias é preferível não o começar, pois pode expor a sua casa a danos causados pela chuva. Mesmo os profissionais podem calcular mal o tempo que levará a completar o trabalho – multiplique a sua estimativa por dois.

4. Canalizações: Um cano entupido ou a substituição de uma torneira são tarefas que à partida conseguirá completar. Apesar disso, pense nos custos reais antes de começar. Quanto vale o seu tempo? Tem as ferramentas de que necessita? Se tiver de adquirir uma sonda de drenagem e esta não funcionar pode ter de fazer uma viagem extra antes de sequer começar a desentupir o cano – e acabar por perder grande parte do seu precioso Sábado. A Zaask tem canalizadores profissionais que podem ajudá-lo a poupar tempo e dinheiro.

5. Carpintaria: Mesmo que seja capaz de completar um projecto de carpintaria, um profissional terá as ferramentas e experiência para o fazer mais rapidamente. Se está a pensar trabalhar no projecto a tempo parcial, contabilize o tempo de preparação e limpeza. Trabalhar um dia inteiro é mais eficiente do que uma hora aqui e ali. Poupe tempo e contrate carpinteiros profissionais através da Zaask.

6. Papel de parede: Aqui não há espaço para erros – tem de ficar bem à primeira. A função do papel é chamar a atenção para a parede, por isso um bom acabamento é essencial. Comprar um papel de parede lindíssimo e colá-lo com as arestas e cantos desalinhados faz tanto sentido como comprar um tecido deslumbrante e costurá-lo às três pancadas. Contrate profissionais para colocar o seu papel de parede.

7. Azulejo: Uma boa colocação de azulejos exige um tempo superior à do papel de parede, tanto em planeamento como em execução. Se é a primeira vez que tenta este projecto, pode deparar-se com problemas em que já deveria ter pensado quando for tarde demais. Deverá preparar tudo previamente e de forma adequada. Diferentes tipos de azulejo requerem abordagens distintas. Os azulejos que colocou até podem ter ficado com bom aspecto, mas daria a sua garantia de que num ano ou dois não estarão soltos ou com rachas? Se está confiante, vá em frente. Caso contrário, chame um profissional.

8. Pintura: Seria ridículo dizer-lhe para não pintar a sua própria casa. Considere apenas que uma boa pintura que dure muito tempo acarreta também muito trabalho de preparação. Por vezes implica reparar as paredes, raspar a tinta (o que pode ser um risco de saúde se se tratar de tinta de chumbo), aplicar primários ou cobrir acabamentos antigos com produtos diversos. Dependendo da situação, pode precisar da ajuda de alguém com mais experiência.