
Pense no seu objectivo.
Defina em primeiro lugar o que pretende conseguir com o email que pretende enviar. Depois de o saber com clareza, vai perceber o que escrever, como escrevê-lo, quem o deverá receber e quando o deve enviar. Pense também se o email deve ser enviado por si ou por alguém mais sénior, sugere a revista. A estrutura também é importante: uma estrutura clara e uma boa formatação, lê-se, potencia uma leitura mais fácil e rápida.
Assunto.
A maior parte de nós utiliza o campo Assunto para especificar o "quê", como “Finanças Mensais”», explica o autor do artigo. Mas é também o espaço para criar pontes: "Finanças Mensais, pedido de Peter," e para indicar urgência: "Finanças Mensais, a pedido de Peter. Preciso feedback até terça-feira".
A mensagem-chave.
Estruture o seu email de forma a que o pedido mais importante de informação esteja no início, e formate-o a negrito», lê-se no artigo. «Se quiser apresentar várias ideias, utilize avanços, números ou bullet points».
Seja conciso.
Utilize links para “libertar” o corpo de texto de informação que poderá acabar por ocultar os pontos principais do email.
Defina a melhor altura para enviar.
Nunca envie um email no final do dia ou ao início do fim-de-semana. Assegure-se que as pessoas irão abrir o email numa altura em que deverão estar a trabalhar e com tempo para o ler», segundo a HBR.
Use o poder do chefe.
A simples assinatura do seu chefe no email pode ser importante para acelerar uma eventual resposta, sugere a revista.
Leia o artigo em:http://blogs.hbr.org/cs/2013/07/the_art_of_irresistible_email.html